Resumo da tecnologia
Processo de transformação de várias biomassas em hidrocarbonetos, numa planta de pequeno porte, de fácil instalação em locais remotos e baixo custo.
Transforma biomassas secas em até 70% hidrocarbonetos líquidos em destilação de bio óleo em produtos para várias aplicações no mercado.
Produtos Gerados com o processo
Fenóis: Usados como matéria prima para a fabricação de resinas fenólicas;
Metanol: Usado como solvente industrial para químicos, fármacos, matéria prima para formaldeído;
Acetona: Usada como solvente para tintas, esmaltes e vernizes;
Alcatrão: Que é constituído basicamente de Benzeno, naftaleno, antraceno e piche, que podem ser destilados em parte na tecnologia proposta e possui aplicação nos mercados de plásticos, pavimentação;
Ácido acético: Usado na perfumaria, tinturaria, fármacos;
Carvão granulado: Aplicado em siderurgias e para a produção de carvão ativado para tratamento de água e adsorção;
Piche: Usado como impermeabilizantes e pavimentação.
Muitas outras moléculas podem sair desta tecnologia com a destilação fina do ácido pirolenhoso.
Vantagens
![]() |
|
O Brasil
A produção de carvão vegetal existe há milênios e sua utilização foi iniciada na indústria de metais e aquecimento de residências.
Atualmente, ainda são usados fornos para produzir carvão com madeira de desmatamento, sendo o Brasil, o único país que utiliza esta matéria prima na siderurgia, diferentemente de outros países que operam om o carvão mineral.
Contudo, o Brasil é o país com a maior biomassa disponível do planeta, esperando para ser transformada em produtos úteis.
A Tecnologia
O Processo de Pirólise faz o aproveitamento de biomassas diversas com conversão de até 70% da biomassa em produtos líquidos orgânicos refinados por destilação e próprios para a utilização em vários ramos de fabricação de resinas, pavimentação, indústria de tintas, fármacos e agricultura.
Através deste método, também podem ser produzidos o carvão verde em pó para as siderurgias e o carvão ativado para tratamento de águas.
Além das pirólises conhecidas, o processo destila o bio óleo em produtos de condição refinada, podendo ser usado para indústrias na aplicação final.
Biomassas utilizadas
Capim seco
Bagaços de cana
Restos de folhas e galhos de podas urbanas e agrícolas
Restos de coco e cascas de caju
Restos de carpinagem de vias
Fluxograma