A Moringa Oleífera é uma planta originária da Índia e difundida para o Haiti e regiões secas da África. No Brasil, a Moringa chegou há 40 anos através do sertão nordestino com boa adaptação, notadamente pela característica de clima seco.
Conhecida no Nordeste como Lírio Branco, sua árvore apresenta um rápido crescimento e pertence à família Moringaceae, que é composta de apenas um gênero (Moringa) e quatorze espécies.
A CLAEFF vem pesquisando e desenvolvendo produtos derivados da Moringa com uma tecnologia inovadora, utilizando matérias-primas orgânicas com alto grau de qualidade, provenientes da região do agreste e do sertão nordestino. Tais produtos garantirão o uso de forma saudável e com menor impacto ambiental por serem livres de adubos químicos e agrotóxicos.
Em breve, os derivados da Moringa serão lançados pela marca NATURAL PLUS e destinados aos mercados de alimentos funcionais, fitoterápicos e cosméticos.
No segmento de alimentos funcionais, teremos o mel picante, de cor marrom avermelhado intenso, com uma viscosidade e concentração de açúcares similares ao melaço de cana-de-açúcar, além de ser constituído por proteínas, sais minerais e vitaminas, também apresenta a capacidade de corar outras substâncias.
Também será lançado um suplemento nutricional que consiste num pó constituído por aproximadamente 49% de proteínas e 42% de carboidratos com elevado teor vitaminas de sais minerais, substâncias estas fundamentais para nutrição humana.
Para atender às indústrias de cosméticos, a CLAEFF já produz o Extrato Glicólico de Moringa Oleífera, com alto teor de proteínas, vitaminas A e C, além de elevadas concentrações de sais minerais que proporcionam para a pele maior hidratação e maciez, e aos cabelos, mais brilho e volume.
APLICAÇÕES DA MORINGA OLEÍFERA
Sementes
As sementes da Moringa apresentam 40% de óleo em seu peso. A partir delas pode ser produzido o creme hidratante para cosméticos, além da utilização em outros segmentos como tratamento de água, indústria de fármacos e de alimentos.
- Mel Picante
A CLAEFF vem desenvolvendo o mel picante, produto rico em proteínas, conforme demonstrado abaixo:
Material orgânico utilizado: Sementes da Moringa Oleífera
Aplicação:
- Indústrias Alimentíciascomo componente enriquecedor de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em diversos produtos.
- Corante, com a propriedade de corar meios, podendo ser aplicado como corante alimentício.
- Informação nutricional:
Proteína 9,74%, Cálcio 870,39 mg/100g, açucares redutores em glicose 22,30%, sólidos solúveis 70 Brix. Liquido viscoso assemelhado ao melado de cana.
- Óleo da Moringa
O óleo da Moringa é considerado antioxidante, tem propriedades nutritivas e emoliente, deixa a pele com uma sensação sedosa e com um brilho saudável.
Apesar da seu alto teor de gordura, é prontamente absorvido pela pele. Especial para uso em pele madura e seca e pele, que tem dificuldade em manter a sua umidade.
Uma qualidade especial é que dá brilho para a pele e os lábios quando adicionado a outros óleos e cremes faciais. Seu ácido graxo conteúdo é semelhante tanto para o óleo de macadâmia e azeite de oliva. O quantidades de ômega 9 ácidos graxos monoinsaturados dá bom lubrificantes propriedades e faz com que seja particularmente adequado para todo massagem corporal.
Para cuidar da pele, o óleo de Moringa tem propriedades antioxidantes com elevado índece de ácido oleico, ambos considerados notáveis na estabilidade oxidativa.
Tem também a limpeza, nutritivo e propriedades emolientes.
É um óleo leve e duradouro que oferece uma excelente lubrificação, espalhando-se facilmente sobre a pele, proporcionando uma excelente massagem de aromaterapia como ingrediente em cremes, loções, descamação e esfrega de limpeza e bálsamos
Na culinária, é um óleo graxo com um sabor sutil de noz de cor amarelada.
Excelente como um óleo em molhos para saladas e para utilização em confeitaria como um substituto de manteiga uma vez que dá um amanteigado sabor.
- Hidratante de Moringa
Produzido a partir do óleo de Moringa, o creme hidratante tem ação benéfica para a pele e vem sendo cada dia mais utilizado pelas empresas do ramo de cosméticos.
- Tratamento de Água
A semente triturada da Moringa gera mais fontes de fosfatos. Com a aplicação do Bioscrub de Moringa, é possível a remoção de até 91% em turbidez e de 46% em cor aparente da água a ser tratada.
Folhas
A CLAEFF possui projeto de patente (nº 018100044750 de 26.11.2010) para utilização da Moringa na fabricação de produtos nutricionais lipossolúveis e hidrossolúveis, extraídos das folhas de moringa, ricos em vitaminas A, C, minerais, fibras insolúveis, proteína, clorofila, carboidratos e lipídeos aplicados a aditivos nutricionais humanos e animais.
A seguir, apresentamos as propriedades do suplemento nutricional feito da folha da Moringa e um quadro de estudo comparativo dos valores nutricionais da Moringa e outros alimentos.
- Suplemento Nutricional
Material orgânico utilizado: Folhas da Moringa Oleífera
Aplicação:
- Indústrias Alimentícias, como componente enriquecedor de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em diversos produtos;
- Suplementação Alimentar, em forma de cápsulas visando otimizar a dieta nutricional humana;
- Informação nutricional:
Proteínas 48,75%, gorduras 0%,fibra bruta 0,64%, Ferro 13,37 mg/100g, carboidratos totais 41,7%.
Valores nutritivos da Folha de Moringa
PLANTIO
Tipos de plantio
- Sementeira direta;
- Plantio através de estacas;
- Produção de mudas.
Ambiente para Plantio e Crescimento
A Região Nordeste do Brasil é considerada um dos ambientes mais favoráveis para o plantio da Moringa. As características da região são naturalmente benéficas como o clima de zonas semiáridas quentes, com temperatura entre 25 e 40ºC.
O solo argiloso-arenoso, deve estar bem drenado, com pH do entre 5-9 e as mudas devem ser plantadas entre uma distância de 3 m2, totalizando cerca de 100000 mudas por hectare.
Seu crescimento atinge 2,4m de altura no 1º mês de plantio e desenvolve até 15m de altura ao atingir a fase adulta.
Bioenergia
A indústria de biodiesel e seus processos de geração de energia com o aproveitamento da biomassa também é outro segmento de grande relevância na utilização da Moringa.
Toda a sobra orgânica (galhos, cascas de sementes, caule) provenientes da Moringa, pode ser utilizada na geração de energia. Para cada 100 hectares de Moringa plantada, são gerados 4800 ton./ano de rejeitos orgânicos a serem queimados para produção de energia.
Dados de produção proveniente do plantio
Coleta dos insumos da Moringa para base de cálculos: